LITERATURA
A literatura digital é uma obra literária feita especialmente para mídias digitais, impossível de ser publicada em papel.
Katherine Hayles, no livro Literatura Eletrônica: novos horizontes para o literário, define-a, em poucas linhas, como "obra com um aspecto literário importante que aproveita as capacidades e contextos fornecidos por um computador independente ou em rede". A autora identifica diversas estéticas para este tipo de literatura, como ficção em hipertexto, ficção na rede interligada, ficção interativa, narrativas locativas, instalações, "codework", arte generativa e poemas em Flash.
No Brasil, um grupo de autores tem produzido e divulgado literatura digital e publicado no site www.literaturadigital.com.br. A postulação do grupo é que a literatura digital é um novo gênero literário, não substituindo os gêneros da literatura tradicional em papel ou e-book.
Com projetos experimentais como "Minicontos Coloridos", o grupo procura demonstrar que a literatura existe para além dos livros, existe também em ambientes digitais, utilizando para sua construção ferramentas próprias dessas novas mídias.
Marcelo Spalding