AUTORES
Angela Schnoor é carioca. Psicóloga, publicou os primeiros mini textos em 2001, nos 300 toques do fanzine Falaê. Colabora com Minguante (já extinta) e Veredas, revistas online dedicadas a minificção e edita o blogue Microargumentos, onde publicou seus minicontos, que são também editados em Espanha, Argentina, e Itália. Participou das coletâneas Contos de Algibeira, da editora Casa Verde-RS, e Entrelinhas, organizada pela Editora Andross-SP. Tem contos publicados na Letrário Editora. Publicou os E-book – Na Barca de Caronte - pela Minguante, revista portuguesa de micronarrativas, e Anima – pelo site Calameo. Em 2008, pelo Espaço SESC, promoveu e organizou o primeiro evento na sua cidade natal, Rio de Janeiro, sobre Minicontos: Minicontos e muito menos. Em outubro de 2010 lançou o livro O Olho da Fechadura pelo selo 3x4 da Editora Multifoco.
Ana Mello é licenciada em Ciências e Matemática pela Unisinos. Com especialização em Informática na Educação na PUCRS e cursando Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD. Ministra oficinas de crônicas, minicontos, estratégias digitais e poesia. Publico em diversos sites na internet e é colunista semanal do site SORTIMENTOS.COM e do jornal de Cachoeirinha. É Coordenadora do Movimento Poetrix no Rio Grande do Sul. Publicou, em 2009, MINICONTANDO, 2011, Perseu, 2012 Ana Babá de Bichos todos pela Editora Casa Verde e Para onde vão os objetos perdidos? - pela editora Penalux. Tem e-books, Verbetrix, Aleivosias e Céu & Inferno que podem ser acessados gratuitamente. Também o primeiro livro on-line da coleção Tira Bacana.
Ana Maria Pimentel
Eduardo Oliveira Freire é formado em Ciências Sociais, com especialização em Jornalismo Cultural e atualmente trabalha num cartório. Nos tempos vagos, gosta de escrever. Tem contos publicados nos sites Veredas entre outros. Edita o blog http://dudv-descarrego.blogspot.com.br.
Isi Caruso nasceu em Porto Alegre (RS) e reside em Buenos Aires (Argentina). É professora primária, graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e em Educação a Distância (EaD). É escritora e coordena o Movimento Internacional Poetrix na Argentina.
Jorge Rein é contista, dramaturgo e tradutor. Nascido em Montevidéu, Uruguai. Residindo em Porto Alegre desde 1971. Textos premiados em concursos literários no Brasil e no exterior em diferentes gêneros: conto, miniconto, poesia, peça radiofônica, teatro infantil, adulto e teatro de bonecos. Em 1986 publicou, pela editora Tchê, a obra “&”, sua primeira experiência em língua portuguesa, fugindo do formato tradicional do livro e propondo um jogo de interatividade, ainda que aleatória, aos eventuais leitores
Laís Chaffe é diretora e roteirista do documentário Canto de cicatriz (37min e 18min, 2005) – Prêmio Direitos Humanos no RS; Galgo Alado de melhor vídeo brasileiro independente e de melhor vídeo social no Gramado Cine Vídeo; destaque feminino no Festival Tudo Sobre Mulheres de Chapada dos Guimarães -; diretora e roteirista do curta-metragem Identidade (15min, 2002); e roteirista e produtora executiva do curta Colapso (15min, 2004). Autora de Não é difícil compreender os ETs (contos, AGE, 2002, 112p), idealizou e coordena a Casa Verde (www.casaverde.art.br), troféu Açorianos como Editora Destaque no Rio Grande do Sul. Pela Casa Verde, editou a antologia de contos Fatais e organizou os livros da Série Lilliput, dedicada a minicontos, Contos de bolso, Contos de bolsa e Contos de algibeira. Participou de várias antologias, entre elas Contos do novo milênio (organização Charles Kiefer, 2006). Jornalista , trabalhou no Correio do Povo, Jornal do Comércio e Rádio Bandeirantes.
Leonardo Brasiliense, nascido em São Gabriel/RS (1972), formou-se em Medicina pela UFSM e atualmente trabalha na Receita Federal. É autor dos livros O desejo da psicanálise (Sulina, 1999), Meu sonho acaba tarde (WS Editor, 2000), Desatino (Sulina, 2002), Adeus conto de fadas (7 Letras, 2006, prêmio Jabuti de Melhor Livro Juvenil em 2007), Olhos de morcego (7 Letras, 2007), Whatever (Artes e Ofícios, 2009) e Três dúvidas (Companhia das Letras, 2010).
Marcelo Spalding idealizador do grupo e do portal literaturadigital.com.br, é formado em Jornalismo e Letras, mestre e doutor em Literatura pela UFRGS. Atua como jornalista, escritor e professor universitário de língua portuguesa e criação literária. Como escritor, é autor dos livros 'As cinco pontas de uma estrela', 'Vencer em Ilhas Tortas', 'Crianças do Asfalto', 'A Cor do Outro' e 'Minicontos e Muito Menos', além dos projetos experimentais de literatura digital Hiperconto: um estudo em vermelho, de 2009, e Minicontos Coloridos, de 2012. Como acadêmico, é especialista em miniconto e em Literatura Digital, tendo escrito a primeira tese de doutorado sobre literatura para iPad em língua portuguesa. Mais informações em www.marcelospalding.com.
Rafael Manfrere é designer de interfaces e músico nas horas vagas. Também é apaixonado pelas artes plásticas e estuda o processo de pintura de retratos em óleo sobre tela (www.retratosaoleo.com). Em 2013 disponibilizou na internet seu primeiro livro de contos e crônicas, O Homem Com Cheiro de Pastel de Carne e Outras Histórias. Atualmente escreve material para os próximos projetos.
Sidnei Schneider é poeta, tradutor, contista, bacharelando em Letras/Inglês pela UFRGS. Autor de Plano de Navegação (Dahmer, 1999, poesia) e tradutor de Versos Singelos/José Martí (SBS, 1997). Quichiligangues (poesia) deverá sair em 2008. Participa do volume Poesia Sempre N. 14 (Biblioteca Nacional/Minc, 2001), da Antologia do Sul, Poetas Contemporâneos do RS (Assembléia Legislativa/Metrópole, 2001) e de outras oito publicações resultantes de concursos institucionais de conto e poesia. 1º lugar no Concurso de Contos Caio Fernando Abreu, UFRGS, 2003 e 1º lugar em poesia no Concurso Talentos, UFSM, 1995, de um total de treze premiações. Publicou artigos, poemas, contos e traduções de poesia em vários jornais e revistas. Publicação acadêmico de Clarissa Soares dos Santos (PUC-RJ), orientada por Paulo Henriques Britto, abordou sua tradução de William Blake. Teve poemas e contos encenados. É um dos poetas da comissão executiva do PORTOPOESIA, festival de poesia da capital gaúcha iniciado em 2007.
Viviane Juguero tem 20 anos de carreira. É a idealizadora e coordenadora do Bando de Brincantes, coletivo de arte com o qual realiza espetáculos, livros, CDs, cursos. Viviane é Bacharel em Interpretação Teatral, Especialista em Teoria do Teatro e Mestre em Artes Cênicas, pela UFRGS. Tem em seu currículo inúmeros espetáculos artísticos. Ministra cursos para educadores e artistas em dezenas de cidades gaúchas. Foi diretora do Teatro de Arena de Porto Alegre (anos 2007/2010). Idealizou o Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica das Faculdades Monteiro Lobato. Viviane tem livros e CDs publicados. Faz parte do corpo docente do curso de pós-graduação em Pedagogia da Arte da FACOS.