Compartilhe




       

Tese sobre Literatura Digital

Download da primeira tese em língua portuguesa sobre literatura para iPad

Disponibilizo para download em PDF, gratuitamente, minha tese de doutorado, que obteve nota 10 na tese defendida em dezembro de 2012 com o título Alice do livro impresso ao e-book: adaptação de Alice no país das maravilhas e de Através do espelho para iPad. A orientação foi da Profª Drª Lúcia Sá Rebello.

Como a tese trata de temas diversos, abaixo há arquivos separados: um apenas com o capítulo sobre a questão do fim do livro e a história do livro e da leitura, outro sobre Literatura Digital, outro chamado Traduções e adaptações de Alice: livros, filmes e games, e um quarto sobre Alice for iPad, além da tese completa e das considerações finais, titulada Literatura para além do livro.

Se preferir, leia antes o resumo, o sumário e a introdução. Dúvidas ou comentários, entre em contato comigo.

Marcelo Spalding


Como citar:
SPALDING, Marcelo. Alice do livro impresso ao e-book: adaptação de Alice no país das maravilhas e de Através do espelho para iPad. Porto Alegre: UFRGS, 2012. Tese (Doutorado em Letras), Instituto de Letras, UFRGS, 2012.


Arquivos para download gratuito

Tese completa
A questão do fim do livro e a história do livro e da leitura
O e-book
A Literatura Digital
Traduções e adaptações de Alice: livros, filmes e games
Alice for iPad e o livro digital; Alice in New York e a literatura digital
Considerações finais: literatura para além do livro


Resumo

As novas tecnologias de comunicação têm transformado sobremaneira o mundo em que vivemos, incluindo aí a cultura. Neste contexto, muito se discute sobre o futuro da literatura e dos livros, mas este estudo evita especular sobre a permanência ou não do objeto livro e prefere investigar as possibilidades da criação literária diante de novos suportes de leitura, em especial o iPad. Assim como outrora a invenção da imprensa forjou o romance e a popularização das revistas e jornais consolidou o conto moderno, investiga-se de que forma ferramentas próprias das novas tecnologias são utilizadas para a criação de textos literários diferentes do texto impresso, a chamada literatura digital. Para fazer essa comparação, foram usados os dois célebres romances de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice Encontrou por lá, e duas versões da Atomic Antelope, de Chris Stephens, para iPad: Alice for iPad e Alice in New York. Ao final do estudo, que discute também a questão do fim do livro e da literatura, traçando um longo histórico da leitura e contextualizando o livro no que se chama de Era Digital, espera-se mostrar como as possibilidades de criação para plataformas digitais podem ir além do que hoje entendemos por livros, motivo pelo qual a permanência da literatura, independente do seu suporte, está assegurada.


Sumário

INTRODUÇÃO

1 A QUESTÃO DO FIM DO LIVRO E DA LITERATURA
1.1 LEITURA E LITERATURA DAS TÁBUAS DA LEI À TELA DO COMPUTADOR
1.2 A ERA DIGITAL E O SURGIMENTO DO E-BOOK (OU LIVRO DIGITAL)
1.3 O TABLET E O IPAD
1.4 E-BOOKS, E-READERS E OS NOVOS SUPORTES DE LEITURA
1.5 A LITERATURA DIGITAL

2 ALICE DO LIVRO IMPRESSO AO E-BOOK
2.1 ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
2.2 ATRAVÉS DO ESPELHO E O QUE ALICE ENCONTROU POR LÁ
2.3 TRADUÇÕES E ADAPTAÇÕES: LIVROS, FILMES E GAMES
2.4 ALICE PARA IPAD E O LIVRO DIGITAL
2.5 ALICE IN NEW YORK E A LITERATURA DIGITAL

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS: A LITERATURA PARA ALÉM DO LIVRO

 

topo